Se você pretende visitar a Expoflora este ano, já está na hora de começar a se organizar! A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina acontece anualmente em Holambra e dá boas-vindas à primavera, este ano o evento acontece entre 25 de agosto e 24 de setembro . Visitamos a edição 2016, e aproveitamos para juntar todas as dicas que você precisa para aproveitar o melhor do evento e evitar complicações.



1- Compre o ingresso já!


Os ingressos começam a ser vendidos meses antes da feira com lotes escalonados, em pontos fixos e na internet. Logo, quem compra antes consegue os melhores descontos. Atualmente a venda já está no quarto lote com o valor de R$ 20. O preço no dia do evento será de R$ 46. Também há descontos escalonados para os passeios turísticos e refeições.




[caption id="attachment_623" align="aligncenter" width="1024"] Ingresso da edição 2016[/caption]

2 - Agora, também é a hora garantir a hospedagem!


Se você mora longe, é provável que precise pernoitar na região mesmo que visite a feira em apenas um dia. Então é hora de reservar o hotel, pousada, ou mesmo marcar com aquele seu amigo que mora por lá. Também é possível se instalar em cidades vizinhas, ano passado ficamos em um hotel em Jaguariúna, há cerca de 20 minutos de Holambra. Em todos os casos, não deixe de levar em conta a distância da expo e o meio de transporte.


Excursões costumam organizar os detalhes do ingresso, hospedagem e transporte para você. Mas, a obrigatoriedade de seguir os horários do grupo pode ser uma desvantagem. Em 2006, por exemplo, o itinerário incluía uma parada de compras antes de ir na feira. Particularmente eu preferia ir direto para o evento, chegar mais cedo. Descubra o que funciona melhor para você, enquanto aproveito a deixa para a próxima dica...




[caption id="attachment_627" align="aligncenter" width="1024"]expoflora-holambra-2016-3 Parque[/caption]

3 - Chegue cedo!


Você tá tem ingresso, hospedagem, e já viajou até Holambra é hora de ir para a feira. A dica é: chegue no primeiro horário! O evento tem início às 9h da manhã, e recebe visitantes durante todo dia. Além de ter mais tempo para ver tudo com calma, quem chega cedo consegue aproveitar algumas horas do evento mais vazio. E acredite o parque de exposições fica abarrotado!



4 - Leve uma garrafinha d’água


Tem bebedouros espalhados por todo o parque. Dá para abastecer a garrafinha, economizar alguns trocados e evitar a desidratação.



5 - Coma em horários diferentes


Fuja do horário tradicional do almoço, pois os restaurantes, lanchonetes e quiosques ficam lotados e você acaba perdendo muito tempo. Programe-se para fazer a parada para comer, bem cedo ou já no final da tarde. Ou ainda, passe o dia saboreando as várias guloseimas encontradas por lá e nem vai precisar almoçar. Experimente o sorvete de pétalas de rosas!



6 - Fique atento às apresentações!


[caption id="attachment_643" align="aligncenter" width="1024"]expoflora-holambra-2016-11 Danças tradicionais[/caption]

Danças típicas holandesas, dança do ventre, shows da Fanfarra Amigos de Holambra, bandas e até demonstrações de como produzir pequenos arranjos de flores acontecem por todo o parque de exposições. Tanto nos palcos como no chão do parque no meio da galera fique atento às aglomerações de pessoas, pode ter uma atração muito legal ali no meio. Conferir a programação no site antes de ir também é uma boa opção.



7 - Museu Histórico Cultural de Holambra


Com área de exposição interna e externa, conta um pouco da história da imigração holandesa na região e da formação da cidade. Tem artefatos antigos de todos os tamanhos - desde vestuário até tratores – e réplicas das primeiras casas dos imigrantes. Fica escondido, lá no final do parque, mas não deixe de ir!



8 - Enfrentando a Chuva de Pétalas


[caption id="attachment_674" align="aligncenter" width="1024"]expoflora-holambra-2016-29 Chuva de pétalas[/caption]

Este é o maior evento do dia e consequentemente a maior batalha que você enfrentará por lá. Primeiro desafio é abrir mão da Parada das Flores. O desfile acontece imediatamente antes da chuva de pétalas. Se quiser um bom lugar no gramado onde acontece a chuva é bom chegar cedo. As pétalas começam a voar às 16h30, duas horas antes já tem gente acampada no gramado. Minha dica é, deixe para conhecer aquela área do parque na à tarde, assim dá para ficar de olho na movimentação e marcar seu lugar no gramado antes de ficar lotado.


Dá para ver a chuva de diversas áreas do gramado, mas se quiser que as pétalas caiam diretamente sobre você, é uma boa ficar bem próximo ao palanque de onde elas são lançadas, pois elas não voam muito longe. Já o papel picado que é lançado logo em seguida, alcança todo o campo! Como boa baixinha que sou, preferi ficar na área mais elevada do gramado para conseguir ver bem o espetáculo, consegui belas imagens!




[caption id="attachment_647" align="aligncenter" width="1024"]expoflora-holambra-2016-13 Papel picado substitui as pétalas[/caption]

Na época da feira, já está calor, mesmo assim evite roupas muito claras. Pétalas frescas de flores mancham especialmente quando prensadas por uma multidão que tenta captura-las ainda no ar - diz a lenda que quem conseguir pegar uma pétala no ar vai ter seu desejo atendido. - Logo, uma roupa branquinha não é a melhor das opções.



9 - Exposição de flores


Dizem que os melhores horários são, logo que o parque abre e após a Chuva de Pétalas, quando o pessoal já está indo embora. Eu visitei a exposição no meio do dia, é preciso paciência, andar com calma mas ficar atento ao “rio” de pessoas que passa pela exposição. A quantidade de pessoas é tão grande, que os funcionários pedem que as pessoas não parem nos corredores.  Pode não ser a melhor atração para claustrofóbicos, mas as instalações compensam o sacrifício.




[caption id="attachment_698" align="aligncenter" width="1024"] Olha o rio de gente passando atrás de mim![/caption]

10 - Compras


Além do galpão de vendas de flores, o espaço conta com três shoppings que oferecem souvenires de todo tipo. Artigos de couro, porcelana, roupas, flores artesanais, e lembrancinhas inspiradas na cultura holandesa, muita coisa cai de preço ao fim do dia, perfeito para quem quer levar lembrancinhas sem gastar muito!


Além destas dicas especiais, não esqueça as recomendações de sempre: calçados e roupas confortáveis, protetor solar, identificação e atenção redobrada com as crianças e atenção aos seus pertences. Tudo acertado é só curtir!


Confira como foi a Expoflora 2016




 36ª Expoflora 2007
Holambra - SP, Brasil
24/08 à 25/09 - 9h às 19h (também no feriado de 07/09)
http://www.expoflora.com.br/