Não sei vocês, mas eu adoro os chamados heist movies, aqueles filmes que giram em torno de um roubo, geralmente envolvendo uma grande equipe, um plano elaborado e muitas reviravoltas. Uma Saída de Mestre, de 2003 (remake de Um Golpe à Italiana, de 1969) não reinventa a roda, mas entrega um entretenimento de ação bem direitinho, com a beleza de Veneza de brinde. A gente agradece.


A inconfundível Piazza San Marco, a principal praça da cidade, onde se encontram a catedral, o Palazzo Ducale e a Torre do Relógio - além dos vários pombos que já fazem parte da paisagem, fique alerta! - abre o filme. É dali que John Bridger (Donald Sutherland) faz uma insuspeita ligação para a filha, Stella (Charlize Theron). Prestes a comandar mais um grande roubo - que ele nem suspeita que seja seu último - ele promete um presente, e ela logo desconfia que ele está envolvido em outra ação criminosa.





O Campo San Barnaba, que você já viu aqui no blog, no post de Indiana Jones e a Última Cruzada, também aparece no longa dirigido por F. Gary Gray. É quase em frente à igreja (não confundir com uma biblioteca :)) que Rob Bonitão (Jason Statham), Left Ear (Mos Def) e Lyle (Seth Green) se encontram para dar prosseguimento ao golpe.



E as grandes cenas de perseguição, como todo filme de ação ambientado na cidade, acaba desembocando no Canal Grande. Na foto acima, Rob e Lyle passam a toda velocidade bem pertinho da Ponte dell'Accademia. Eu sei que Rialto leva a fama e atrai mais gente, por causa do comércio no entorno, mas essa é bem mais bonita e fica no caminho para o Dorsoduro, um passeio bem agradável em Veneza.


É uma pena que logo depois da grande virada da história, a cidade seja trocada por Los Angeles - se o filme mantém o humor e o pique até o fim, perde muito em charme!


Em que outros filmes você reconhece esses cartões-postais de Veneza? Já mostramos alguns aqui no blog e também outros roteiros adaptados pela Itália. Conta para a gente se eles já inspiraram sua viagem ou se serviram para matar a saudade desse país tão lindo ;)