Lembro como se fosse hoje o dia que eu descobri Ronda. Uma cidade no sul da Espanha, que eu nunca havia ouvido falar, e encontrei durante as minhas pesquisas sobre a Andaluzia, que eu iria conhecer nas próximas férias. Granada e Sevilha, as estrelas da região (e ambas imperdÃveis) já estavam no roteiro, mas bastou ver uma foto daquelas casas branquinhas no topo de enormes formações rochosas para resolver mudar o itinerário na hora e incluir aquele lugar que viria a se tornar meu xodó dessa viagem.
Ao rever O Touro Ferdinando a sensação foi de estar lá novamente: é em Ronda que a história dirigida por Carlos Saldanha é ambientada. O maior cartão-postal da cidade, o Puente Novo (Ponte Nova), aparece em algumas sequências da animação - é para ela que Ferdinando olha, encantado, do alto de seu morro florido favorito, na fazenda de Nina. E se você acha que conhece a ponte de algum lugar, é porque ela também serviu de inspiração para a novela Deus Salve o Rei, da Globo.
CrÃtica: O Touro Ferdinando
Preciso dizer que se a construção impressiona nas fotos, ao vivo é ainda mais deslumbrante. Meu hostel ficava bem de frente para ela, e eu fiz o recepcionista gargalhar quando fiquei de queixo caÃdo com a vista...
É claro que uma animação toma licenças poéticas ao reconstruir cenários da vida real, mas também me senti de novo na pracinha principal da cidade durante a feira de flores que o touro insiste em visitar, mesmo proibido, e causa uma tremenda confusão.
Até o rancho fictÃcio em que os touros passam boa parte da narrativa me lembra a real Plaza de Toros local, que também tem uma estátua de um animal na entrada. Vale lembrar que não conheci a arena, apenas sua fachada, porque me recuso a pagar ingresso para um espetáculo cruel como esse, nem mesmo para uma visita. Uma curiosidade é que foi neste mesmo local que Madonna gravou o clipe de Take a Bow.
Ronda é tão pequenininha que se conhece caminhando em um dia, mas é bom não se contentar com a vista do mirante no centro da cidade: cruze a ponte, faça uma visita à Casa del Rey Moro, onde se desce ao nÃvel da água por uma escadaria que te faz sentir num filme de Indiana Jones, visite as RuÃnas del Alcazaba e veja as muralhas que cercam a cidade.
Voltando ao filme, Ferdinando e sua turma exploram também um pouco da capital espanhola. Em Madri, é possÃvel reconhecer logo de cara a Puerta de Alcalá, onde eles logo percebem o ritmo de vida intenso na cidade grande, com seu trânsito caótico. A caminho da Plaza de Toros madrilenha, eles ainda passam pela inconfundÃvel estação de trem de Atocha, também locação de filmes como Identidade Bourne.
[caption id="attachment_6044" align="aligncenter" width="933"]
[caption id="attachment_6028" align="aligncenter" width="1200"]
E você, já visitou algum desses cenários? Gostou de vê-los no filme? Conta pra gente nos comentários.
2 Comentários
[…] Um giro por Ronda e Madri com “O Touro Ferdinando” → […]
ResponderExcluirAdorei rever Madrid, me senti dentro de Atocha .Muito legal.
ResponderExcluir