[caption id="attachment_6127" align="aligncenter" width="960"]
Você pode não saber os nomes, ou mesmo confundir os dois, mas com certeza já viu os viadutos do Chá e de Santa Efigênia em alguma tela por aí. Passamos por eles em nossa última visita à capital paulista, e preparamos um post com tudo que você precisa saber sobre cada um deles. E, como amantes de cultura pop que somos, também tentamos relembrar algumas das produções que melhor aproveitaram as vias como cenário.
Viaduto do Chá
Primeiro viaduto da cidade, idealizado pelo francês Jules Martins, inaugurado em 1892. Originalmente uma construção em metal, foi reconstruído em concreto na década de 1930 para suportar o uso crescente. Ganhou esse nome pois, na época de sua construção, existia uma extensa plantação de chá da Índia nas proximidades.
[caption id="attachment_6131" align="aligncenter" width="1024"]
O viaduto liga a rua Direita (Centro Velho) com a rua Barão de Itapetininga (Centro Novo), logo concentra um movimento enorme de moradores e turistas, e uma intensa atividade cultural e comercial. Em ouras palavras, tem muito o que explorar nas redondezas, além do viaduto em si que eventualmente recebe eventos, apesar do fluxo intenso de veículos.
O que fazer por lá? Conhecer A Praça do Patriarca; o Edifício Matarazo, que atualmente abriga a prefeitura; o Shopping Light, prédio tombado que abrigava a companhia de energia da cidade; O Theatro Municipal e o Vale do Vale do Anhangabaú, logo abaixo. Isso só para ficar apenas nas atrações mais próximas.
Se está procurando Roteiros Adaptados, entre filmes, novelas e videoclipes, não faltam produções rodadas no Viaduto do Chá. Uma das mais marcantes é o longa Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008). Fernando Meirelles misturou cenas em várias cidades, para criar uma metrópole que poderia estar em qualquer lugar do mundo, em sua adaptação para os cinemas do livro de José Saramago. Mas, para quem conhece são Paulo, as cenas na cidade, que são muitas, são bastante reconhecíveis. (Quem sabe um dia não fazemos um roteiro inteiro sobre o filme? Gostaria de ler isso? Deixe nos comentários). Na sequência Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e companhia atravessam a cidade devastada em busca de lugar seguro.
[caption id="attachment_6125" align="aligncenter" width="800"]
A locação também é ponto de entrevistas de rua em reportagens e matérias para a TV e outros filmes como Estamos Juntos (2011) e A Via Láctea (2006). Além de aparecer em quase toda novela que se passa na cidade, como A Lei do Amor, Tempos Modernos, Os Mutantes, em Ti Ti Ti, teve até a Claudia Raia tentando se jogar lá de cima.
Como Chegar
Situado à aproximadamente 4 minutos de distância da estação de Metrô Anhangabaú.
Viaduto Santa Efigênia
É o segundo viaduto construído na cidade, foi inaugurado em 1913 para atender ao trânsito crescente da época. Também liga o centro velho ao novo, e foi erguido com 1.100 toneladas de ferro em estilo art nouveau. Desde 1978 é exclusivo para a passagem de pedestres.
É um dos viadutos mais bonitos que você pode visitar, infelizmente não recebe os cuidados devidos em manutenção e segurança. Também está situado em uma área de intensa atividade comercial da cidade. Os pontos de interesse turístico mais próximos são a Igreja Santa Efigênia e o Largo São Bento, onde também está situado o mosteiro de mesmo nome.
[caption id="attachment_6126" align="aligncenter" width="714"]
E sim, já foi cenário de muitas aventuras nas telas. Os Titãs gravaram o clipe de Antes de Você inteirinho por lá. Zezé de Camargo (Márcio Kieling) amargou o fracasso de seu primeiro disco, em um passeio no viaduto acompanhado da esposa e filhas, em 2 Filhos de Francisco. Êta, mundo bom!, ‘novela das seis’ que retratava os anos de 1940 também aproveitou a longevidade e charme da construção. Já A Favorita situou o primeiro encontro entre as rivais Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) na via.
Amor à Vida preferiu rodar uma cena romântica no viaduto, quando os personagens Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) prenderam um cadeado para simbolizar seu amor nas grades de proteção. Tradição que não existe na vida real, e até seria difícil imitar, já que a produção da novela teve que adicionar telas às grades para que os cadeados fossem colocados. O ato do galã de jogar a chave lá de cima também não é recomendado, afinal não é uma ponte sobre um rio, pode atingir alguém lá embaixo.
[twenty20 img1="6122" img2="6123" offset="0.5"]
Como Chegar
Metrô – a Estação São Bento, te deixa no largo de São Bento, que fica em uma das extremidades do viaduto
Últimas dicas
Situados na mesma região os viadutos estão separados pelo está o Vale do Anhangabaú, uma praça enorme que também recebe eventos. A área também é repleta de atrações, então quando for “turistar” por lá, programe-se para conhecer várias atrações da região, a pé é a melhor opção. – Foi o que fizemos, e vários pontos do nosso passeio devem virar dicas aqui no blog, então fique de olho! - Vale sempre lembrar, é uma região de muito movimento, e nem sempre recebem medidas de segurança adequada do poder público, então, esteja sempre atento.
E claro, tem ainda produções que aproveitaram as duas locações, algumas novelas passadas em São Paulo, como a própria Ti Ti Ti, e o clipe de Ser o Parecer da banda RBD.
Reconheceu estes viadutos de algum lugar? (Aposte nas matérias de rua do Vídeo Show) Gostaria de ver o Roteiro Adaptado completo de algumas dessas obras? Conte nos comentários.
19 Comentários
Adorei o post! Nunca tive a oportunidade de conhecer Sp direito, então quando for farei questão de seguir algumas de suas dicas :)
ResponderExcluirO nome "viaduto do chá" é bem poético, mas afinal tem um motivo tão prosaico!
ResponderExcluirAdoro o Saramago e a sua obra, vi o filme Ensaio sobre a Cegueira, mas não imaginei que tivesse sido filmado em São Paulo. Muito interessante o seu post.
Que lugares legais! Não sabia que o Ensaio sobre a Cegueira tinha sido filmado no Chá! Ótimo post!
ResponderExcluirq interessante, nunca pensei em explorar lugares filmados aqui no BR, ficamos sempre com essa ideia do exterior
ResponderExcluirFabiane, adorei seu post. Muita coisa interessante que não tinha idéia. Agora o que fiquei mais chocada é que não tinha percebido que o Ensaio Sobre a Cegueira tinha sido filmado em SP... Ai gente!!! 😂❤️
ResponderExcluirAdorei esse post! Eu já tinha visto o viaduto do Chá,mas o Santa Efigênia eu acho que Não! E Ele eh uma graça! Preciso me aprofundar em SP! Bjs
ResponderExcluirQue legal destacar esses lugares que serviram de locação para tantas produções e a gente nem se dá conta disso. Parece que SP é a nossa NY em se tratando de cenário para produções audiovisuais, rs.
ResponderExcluirPerspetiva diferente e bem interessante sobre São Paulo... Não esqueço o ensaio sobre a cegueira...
ResponderExcluirSão dois clássicos de São Paulo, né? Já fui lá algumas vezes e ainda não consegui tempo para visitar os viadutos. Vou colocar na lista!
ResponderExcluirComo esquecer "Ensaio sobre a cegueira"? Impossível!!!
ResponderExcluirColoca sim, são imperdíveis!
ResponderExcluirSiiiimmmm!!!
ResponderExcluirQuando precisamos de metrópole SP, é o cenário nacional oficial. Se gostou do turismo com locações, confere nossos outros posts. Tem Roteiro Adaptado inspirado em livros, filmes, novelas e vídeo clipes no Brasil e no Mundo ;)
O visite se puder, o Santa Efigênia é muito charmoso.
ResponderExcluirNo Brasil tem muitas locações sim, e com um bônus, aqui também temos novelas ;)
ResponderExcluirTem mais cenas do filme na cidade de SP, se você conhece a cidade fica fácil reconhecer
ResponderExcluirSiga sim Camila, e obrigada pela visita! <3
ResponderExcluirObrigada Ruthia, também achei surpreendente quando descobri a origem do nome do viaduto
ResponderExcluirahhh pirei na forma que vc colocou esse efeito de "antes e depois" me ensina? :D
ResponderExcluir[…] em locais reconhecíveis também, como o Vale do Anhangabaú e o Mercado Municipal). Dois deles são conhecidos nossos: os viadutos Do Chá que corta o vale) e o de Santa Efigênia aparecem tímidos, dando mais ênfase […]
ResponderExcluir