Como funciona
O Passaporte de Museus é um documento distribuÃdo gratuitamente que permite entrada franca em alguns dos melhores museus da cidade e em outras instituições dentro do estado do Rio de Janeiro. A cada ano um novo documento é emitido - portanto, não é renovável. Mas, apesar de ter que fazer outro no ano seguinte, esse é o único trabalho que se tem.
Com o Passaporte em mãos, basta comparecer no local desejado e apresentar o passaporte na bilheteria para ser carimbado - igual a um passaporte mesmo. O documento dá direito ao portador de fazer uma visita gratuita a qualquer um dos museus participantes (este ano, mais de 70 museus fazem parte do circuito!). Mas, atenção: cada um dos museus participantes tem regras particulares para oferecer a gratuidade. Em alguns deles, o passaporte vale apenas para um ou dois dias especÃficos da semana - ou seja, a apresentação só será válida como ingresso nesses dias.
É bem simples de se organizar. No próprio passaporte há a informação, e você pode se orientar de dois jeitos: escolha o museu na listagem inicial e veja quais dias ele aceita o passaporte (o dia da semana permitido está destacado em verde) ou veja pelo dia da semana qual museu está aceitando o o passe gratuito.
Quem pode ter um passaporte
Qualquer pessoa pode obter um Passaporte de Museus - até mesmo quem não mora na cidade pode ter um. Basta chegar à bilheteria dos museus que estão distribuindo (a lista está logo abaixo) e solicitar um.
[caption id="attachment_6444" align="aligncenter" width="945"]
Onde usar
Qualquer uma das 77 instituições aceitam o passaporte nos dias especificados por elas. Apesar da maioria dos museus estarem espalhados pelo Rio de Janeiro (Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste), outras cidades também participam: Petrópolis, Niterói, Paraty, Cabo Frio e Vassouras têm ao menos um museu listado no projeto. A lista completa das instituições participantes da edição 2018 você encontra no site oficial do Ibram ou neste arquivo.
Dentro do seu passaporte também tem a lista completa dos museus participantes, com a indicação dos dias em que eles oferecem a cortesia. Alguns oferecem entrada gratuita inclusive durante feriados.
Como obter seu passaporte
Para adquirir um, basta chegar a um dos pontos de entrega e perguntar sobre o Passaporte de Museus. Depois, é só assinar seu nome em uma lista e pegar seu passaporte
Um exemplo: eu fui numa tarde de quarta no Museu Nacional de Belas Artes, que tem entrega de terça a domingo - mas a permissão de gratuidade neste museu é apenas aos domingos. Não precisei comprar a entrada no dia para garantir o meu exemplar e optei por voltar em um próximo domingo para aproveitar o passe livre.
Prazos de retirada e validade
Serão distribuÃdos os passaportes até o fim da tiragem de 300 mil exemplares. Não é permitido retirar mais de um passaporte por pessoa. Apesar de alguns museus terem tiragem diária para entrega limitada a poucos exemplares e entrega somente em alguns dias da semana, não deve ser difÃcil conseguir (quando assinei, a cota daquele dia não tinha chegado nem na metade). O Passaporte de Museus 2018 vale até o dia 31 de dezembro de 2018.
[caption id="attachment_2735" align="aligncenter" width="1024"]
Onde buscar
Até o momento, os museus listados para a retirada são:
Museu Nacional de Belas Artes (Cinelândia): terça a domingo, das 10h às 18h. (200 exemplares/dia)Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá): terças e sábados, das 9h às 17h. (600 exemplares/dia)
Museu Nacional (Praça XV): quintas-feiras e sábados, das 10h às 16h. (200 exemplares/dia)
Museu da República (Catete): quarta-feira a sábado, das 10 às 18h. (150 exemplares/dia)
Museu Imperial (Petrópolis): terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Museu Aeroespacial (Campo dos Afonsos): terças e quintas-feiras, das 9h às 16h.
SÃtio Roberto Burle Marx (Barra de Guaratiba): segunda a sexta-feira, das 8h à s 16h.
Nota: alguns dias de retirada podem não coincidir com a permissão da gratuidade. Consulte o passaporte ou informe-se na bilheteria sobre a condição.
No fim das contas, o Passaporte de Museus serve mais para quem curte visitar exposições e colecionar carimbos - mas aà vem uma vantagem para os estudantes: quem apresentar o passaporte carimbado nas instituições de ensino pode transformar cada um dos passeios em horas de atividades extra-curriculares.
*Dica: já visitamos alguns dos museus listados no projeto e postamos sobre eles aqui no blog - seja pelo próprio espaço ou por alguma exposição mais badalada. Quem quiser dar uma olhada para saber o que esperar dos museus, basta dar uma olhadinha nos links abaixo.
Em Niterói, fomos ao Solar do Jambeiro e ao Museu de Arte Contemporânea
Sobre os museus cariocas, temos posts sobre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Municipal Getúlio Vargas, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu da República e o Museu Nacional. O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos aparece no post sobre um tour sobre a herança africana no Rio de Janeiro.
0 Comentários