Não. Fim do post. – Brincadeirinha! – Mas a resposta é verdadeira. A cidade é sim um excelente destino turístico, mas não do tipo que se aproveita com pressa. Como cheguei a essa conclusão? Embarcando em um bate e volta eu mesma. Mergulhei de cabeça na primeira oportunidade que tive para conhecer a cidade, e descobrindo os prós e contras de visita-la dessa forma.
Vila Capivari, centro turístico da cidade

Contras - Vamos eliminar a parte desagradável primeiro?

Um dia é pouco tempo
É claro, tem o problema tradicional de qualquer excursão, seguir os horários estipulados por terceiros. Ter pouco tempo para ver determinadas atrações, e tempo demais em outras que você não estava tão interessado. Ou ainda embarcar em uma maratona e não ter tempo de curtir nada direito.
Nada de fast-food, ou opções parecidas. Afinal, um lanche rápido é a melhor opção para quem tem pouco tempo, mas a cidade não está preparada para isso. Seus restaurantes e lanchonetes foram pensados para quem quer desacelerar e curtir a cidade, os preços também não são os mais amigáveis. Desse jeito as poucas opções mais em conta, e um pouco mais rápidas ficam lotadas e você perde um tempo precioso.

Campos do Jordão, Cacau-Show, Fábrica de Chocolate Maquete de "chocolate" na fábrica. Dezenas de caixas de chocolate a venda ao fundo.[/caption]

Falsas atrações
Você já deve ter esbarrado em algumas, são lojas disfarçadas de atrações cujo único objetivo é te fazer comprar. Um bom exemplo que vistamos nessa ocasião é a “Fábrica da Cacau-Show”, que até tem uma maquete – supostamente toda feita de chocolate – para admirarmos, mas produção de chocolate que é bom não vimos, mas saímos com enormes sacolas de bombons. Com pouco tempo para conhecer a cidade, e seguindo indicações de guias, é inevitável que você seja encaminhado para uma delas.

Trenzinhos
São na verdade automóveis decorados, que levam passageiros para citytours na cidade. Você conhece a maioria dos pontos de passagem, e aqueles em que pode descer tem pouco tempo para aproveitar. Mas o contra nem é isso, mas o estado do veículo em si, apertado, superlotado e malconservado. Fique com esta imagem que vale mais que qualquer descrição que eu possa dar.

Trenzinho, Campos do Jordão, Aperto e remendos no trenzinho turístico

Prós - Agora que já deixei a parte ruim de lado, vou me redimir com as boas atrações que consegui conhecer neste dia corrido.

Ducha de Prata
É uma reunião de quedas d’água, que pode ser admirada de vários ângulos graças a passarelas, caminhos e trilhas construídas pelo homem. A molecada é quem mais se diverte correndo por todos os cantos. Os grandinhos vão gostar é de fazer os cliques mais inusitados. Também é possível praticar arborismo perto das copas das araucárias – chique né! -, e claro tem lojinhas com souverirs, artesanatos, chocolates, malhas e outros item tradicionais da cidade. A vista às quedas é gratuita, o arborismo é pago.

Ducha de Prata, Campos do Jordão, Arborismo, Natureza e intervenção humana em harmonia na Ducha de Prata[/caption]

Pico do Itapeva
Não é uma atração gratuita, mas os R$10 por pessoa (idosos e estudantes pagam meia), mais os R$20 reais por veículo, são justificados pelo bem cuidado e gigantesco mirante. Lá em cima, um castelinho com uma lanchonete e espaço para relaxar. Lá em cima é possível avistar as montanhas da Serra da Mantiqueira, as cidades do Vale do Paraíba, e dizem que em dias de boa visibilidade até cúpula da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Acho que a visibilidade não estava tão boa quando passamos por lá, mas o visual é deslumbrante mesmo assim.
Além disso ficamos encantadas foi com o próprio mirante cercado por um jardim de lavandas francesas, com mais de duas mil mudas em flor. Outras atividades pagas na atração são passeios cavalo e de Mountain Bike.

Pico do Itapeva, Jardim de Lavandas, Campos do Jordão, Mirante Jardim de Lavandas, melhor surpresa do Pico do Itapeva[/caption]

O centro da cidade e suas atrações
Caminhar pelo centro turístico da cidade, na Vila Capivari, é um charme só, com suas construções de arquitetura europeia, muitas lojas e restaurantes. Foi lá que passeamos “a esmo” no pouco tempo livre que tivemos. É lá que fica o Parque Capivari, de onde sai o trenzinho turístico (o de verdade, em linha férrea), e onde fica o teleférico para o Morro do Elefante. Este último vale mencionar, são do tipo de cadeirinhas individuais suspensas, então não dá para fazer o passeio com crianças pequenas.

E aqui encerram as atrações que consegui aproveitar em um dia corrido em Campos do Jordão. Balanço do bate e volta? Conhecer a cidade assim não vale a pena, na minha humilde opinião. Além de termos deixado muitas atrações de fora, as poucas que conhecemos mereciam mais tempo de apreciação. Um fim de semana por lá, no mínimo, é o que recomendo. É claro, se um bate e volta, é a única opção para você, não desperdice. Repita o passeio várias vezes, até conhecer tudo, ou faça como eu e use a falta de tempo, como pretexto para planejar uma temporada maior na cidade.